
Entenda os hábitos impulsivos do seu cão
Você está ficando maluco, ouvindo seu cachorro coçar as orelhas durante toda a noite? Você tem notado o seu cão lamber sua pata sem parar? Você ainda tem percebido seu pet abocanhar o próprio rabo? Se você se sente desconfortável com essa conjuntura, pense como seu cão sente.
A obsessão por coçar, lamber e morder é muito normal em cães e possui uma variedade de razões. Ela ainda pode ser prejudicial. Um dos primeiros sinais de que seu cachorro conta com um problema pode ser o crescimento de uma área vermelha, molhada e inflamada que surge por ele se morder de maneira persistente, lamber e coçar. Embora essas regiões, também chamadas de “dermatite úmida aguda”, consigam acontecer em todo lugar do corpo do seu cachorro, elas são achadas, na grande parte das ocasiões, no crânio, no peito, nas patas ou nos quadris. Isso pois os cachorros friccionam, lambem ou mordem, incessantemente, um mesmo lugar do corpo que se inflama. Esses locais podem se tornar enormes e doloridos depressa.
Veja os motivos do seu cachorro coçar, lamber ou morder
Os cães coçam, lambem ou mordem por uma enorme variedade de razões, que vai desde alergias até o sentimento de enfado, e a presença de parasitas nos seus corpos:
Alergias
Na ocasião em que o cachorro fica sem controle, se coçando, vez ou outra é em função de alergias a alimentos ou causas ambientais, inclusive o pólen. Os cães ainda podem desenvolver uma irritação da pele de nome “dermatite de contato”, que acontece na ocasião em que eles encostam matérias como pesticidas ou sabonete.
Seu cão está aborrecido ou ansioso
Bem como os indivíduos com impaciência podem mascar suas unhas ou girar seus cabelos nos dedos, os cachorros também podem ter respostas físicas ao transtorno psicológico. Na verdade, certos cães desenvolvem uma condição parecido com o transtorno obsessivo-compulsivo humano. O problema é capaz de se manifestar como coceira desenfreada, lambidas ou mordidas no corpo do próprio cachorro, levando a prejuízos relevantes.
Seu cachorro está com a pele seca
Uma diversidade de fatores, incluindo a temperatura fria e insuficiência de ácidos graxos, tem probabilidade de ocasionar pele seca em cães. Seu animal de estimação, algumas vezes, responderá ao desconforto coçando ou lambendo sua pele.
Seu cão está com desequilíbrio hormonal
Se o corpo do seu cão não está produzindo hormônio da tireoide razoável ou, ao contrário, gera cortisol em grande quantidade, podem acontecer contaminações superficiais da pele. Você é capaz de perceber manchas sem pelos e seu cachorro irá passar a se coçar ou lamber como se estivesse importunado por alergias.
Seu cachorro está com dor
Ao tentar determinar por qual motivo o seu cachorro está se lambendo ou mordendo incessantemente, não se esqueça de considerar a probabilidade de que alguma coisa esteja incomodando o bicho anatomicamente. Como por exemplo, se você notar que seu cachorro morde a própria pata muitas vezes, ele pode estar com um ferrão ou uma pedra afiada presa na área que encontra-se lambendo.
Morder ou lamber de forma compulsiva uma parte do corpo também pode ser uma resposta a distúrbios ortopédicos, incluindo artrite e displasia no quadril.
Parasitas
Entre as razões mais usuais do comportamento obsessivo de lamber, morder e coçar são pulgas, carrapatos e ácaros. Embora os carrapatos sejam, no geral, avistáveis a olho nu, as pulgas não são visíveis até que haja uma extensa infestação, e os ácaros são microscópicos. Por conseguinte, não acredite que o seu cão não sofre com parasitas somente porque você não é capaz de ver os carrapatos ou pulgas superficialmente pelo corpo do seu animal de estimação. Analise o espécime de maneira criteriosa para procurar constatar se parasitas estão deixando seu parceiro de 4 patas importunado.
Deixe um comentário
Você precisa fazer o login para publicar um comentário.