
Cão filhote ingerindo fezes? Entenda a razão
Os cães, em certas ocasiões, ingerem cocô por tédio, pela atenção, a fim de evitar repreensões ou por problemas de saúde. Apesar disso, o consumo de cocô, também denominado de coprofagia, é realmente um comportamento muito comum a um cachorrinho. E mas você seja capaz de pensar que é inteiramente nojento, o comportamento possui uma razão que, caso não seja tratada de maneira apropriada, pode se transformar em um costume contumaz.
Para começar, não fique alarmado na hora que ver seu filhotinho engolindo fezes. Agir de forma alarmante com um filhotinho de cachorro pode fazer mais mal do que bem, e é capaz de até levar a mais distúrbios no comportamento.
Filhotes são capazes de começar a ingerir fezes, enquanto ainda encontram-se bem pequenininhos. Nesta fase, é comum que a mãe engula os cocôs de seus cães. Ela faz isto para manter o filhote higienizado e para proteger os cachorros de predadores que são capazes de ser atraídos pelo cheiro (Não importa que não haja predadores na sua residência, este é um temperamento primitivo – outros espécimes fazem o mesmo com seus filhotinhos). A mãe faz isso a começar do momento em que os cães nascem até o fim da amamentação, e, uma vez que os cachorros estão no processo de aprender a ser cães, eles podem seguramente acompanhar a autoridade e fazer o que ela faz.
A mãe, de modo geral, para de engolir as fezes de seus cães no momento em que eles começaram a ingerir alimentos sólidos e podem deixar a toca para fazer cocô, contudo o cãozinho ainda pode continuar o comportamento até ficar mais velho. É um temperamento que o filhotinho assimila seguramente e que os leva a cheirar, degustar e ainda mesmo comer os cocôs de outros animais ou outros cachorros.
Para começar a desestimular esse hábito antes que o cãozinho esteja pronto para ir ao seu novo lar, é responsabilidade do dono sempre higienizar o espaço após os cães realizarem suas necessidades e antes que eles tenham a possibilidade de ingerir os cocôs.
As fezes continuam a servir de alimento?
Conforme dito anteriormente, não é anormal achar ilógico que seu cachorrinho esteja engolindo o seu próprio cocô ou de outros cães. No entanto, os cachorros que estão possuindo uma dieta bem moderada e rica em vitaminas provavelmente crescerão a partir desse comportamento.
Se o seu cachorrinho permanecer ingerindo a caca independente de todas as suas tentativas de aniquilar este comportamento, você vai precisar ir a um veterinário a fim de identificar o distúrbio.
Por que seu cachorro está comendo caca?
Pequena digestão: seu filhotinho de cachorro pode não digerir seus alimentos adequadamente. Isso possivelmente é porque a comida é baixa em nutrientes digestíveis e está saindo primordialmente de natureza igual a que entrou, ou porque o cãozinho possui um problema com seu sistema digestivo. Nesses casos, as fezes do cãozinho saem muito parecidas com a comida que ele acabou de comer. A sugestão é mudar para um alimento de qualidade superior que irá poder solucionar o inconveniente. Se a mudança de alimentos não contribuiu, você terá que levar seu cachorro a um veterinário.
Enfado: o tédio é outra razão que leva cães a engulirem fezes. Se um cachorrinho for deixado desacompanhado por um período extenso, ele é capaz de encontrar alívio do tédio se entretendo e engolindo suas próprias fezes.
Estresse: o stress em geral vai levar filhotinhos e cachorros adultos a ingerir seu próprio cocô. Isso é capaz de ser o estresse de ser trazido pela mudança para uma nova residência ou por uma série de outras razões. Portanto, você nunca deve motivar mais estresse no cachorro, castigando o animal por ingerir seu cocô.
Fome: Lombrigas e outros parasitas intestinais são capazes de retirar nutrientes do sistema do filhotinho de cão, fazendo com que ele tente complementar sua dieta com o que ele encontrar, que aparenta ser remotamente comestível. Dessa forma, seu filhotinho de cachorro é capaz de unicamente não receber o suficiente para comer no decorrer do dia. Os filhotinhos estão crescendo e a grande parte tem que ser alimentada duas a três vezes ao dia. Caso você tenha determinada dúvida acerca do quanto e com que frequência você necessita de alimentar seu filhote, fale com seu médico-veterinário.
Deixe um comentário
Você precisa fazer o login para publicar um comentário.