racas-de-caes, caes, animais-de-estimacao -  - O que você não sabia sobre o lindo  Cocker Spaniel

O que você não sabia sobre o lindo Cocker Spaniel

A Origem do Cocker Spaniel

Em meados do ano 500 a.C., quando os cartagineses chegaram na Espanha durante uma de suas viagens ao longo do Mediterrâneo, os oficiais avistaram uma enorme quantidade de coelhos e bradaram “Span, Span!” (coelho no idioma cartaginês). Por isso esta terra foi chamada de Espanha, ou “A nação dos coelhos”, e os cães que perseguiam os coelhos ficaram famosos como Spaniel, ou “espécimes coelheiros”.
Essa raça existia tanto em países mediterrâneos quanto na própria Espanha. A espécie pode ser aceita como uma das mais antigas de todos os tempos. Podemos apreciar uma escultura em reverência ao Spaniel no Museu Metropolitano da cidade de Nova York. A escultura tem mais de 2.000 anos e pertence à Compilação Chipriota.
Há uma análise minuciosa sobre o Spaniel, redigida por Nichilas Cox, e esta publicada no ano de 1803. Essa observa-se no Sportsman’s Cabinet: A espécie de cachorros intitulada de Spaniel é de 2 tipos, um deles é maior que o outro e ambos são denominados de Spaniels Levantadores. O pequeno se dá melhor para a caça em florestas, e este se denomina “Cocker Spaniel”. Esta raça obteve esta nomenclatura, conforme muitos presumem, pelo fato de acossarem galinhas ou, até mesmo, faisões machos, que no idioma anglo-saxão quer dizer “cockpheasants”.

O gênio da raça Cocker Spaniel

O Cocker Spaniel Inglês é um predador corajoso, de temperamento amoroso, estabilizado, amigável. É uma espécie repleta de vitalidade, branda, muito favorável ao convívio em família. A espécie mescla inteligência, bondade e argúcia, o que torna este espécime preparado inclusive de desvendar as intenções de seu dono. É um ótimo cachorro protetor, ainda que seja bastante afável e bastante cordial. Ele não se deixa entregar pelo pavor: se possível ele vai para cima de um intruso, se necessário for.
Ele inclusive é bastante flexível, fora a sua esperteza e ousadia. Conta com um impecável nível de sociabilização, mostrando-se capaz de relacionar-se muito bem com as pessoas, criancinhas e os demais animais de estimação. Tido como uma espécie muito obediente, o Cocker Spaniel Inglês é muito sensível, e não gosta de ser disciplinado de maneira áspera. Quando disciplinado com serenidade e respeito, o cachorro desta espécie se mostrará um companheiro confiável e obediente, sem dúvida muito afetuoso, revelando sua personalidade radiante e confiante.
Se você quiser adestrá-lo, pode ficar calmo: esta raça possui uma capacidade de compreender tudo o que lhe ensinam, com demasiada facilidade e desenvoltura; além do mais o Cocker está em 18º, em um ranking de cachorros mais espertos do planeta.

Características do Cocker Spaniel

Sua constituição física se apresenta da seguinte maneira: porte mediano, atlético, físico proporcional e muito bruto. Revela um focinho quadrangular, alargado, com stop bastante saliente e trufa suficientemente extensa para beneficiar a capacidade de faro.
Os olhos são grandes, arredondados, todavia não protuberantes. As orelhas apresentam estrutura de lóbulo, de anexação baixa, no nível dos olhos, e é revestida com uma pelagem comprida, macia e delicada. Seu rabo estende a linha de seu lombo.
Sua pelagem tem necessidade de ser penteada uma vez por semana, mesmo que seu pelo seja mediano. Seu pelo constantemente se apresenta sedoso, bastante aveludado. jamais você irá ver um Cocker Spaniel Inglês com um pelo enrugado, firme ou aramado. Não é extremamente abundante e apresenta franjas de extensão suficiente nas patas anteriores, em seu corpo e em cima dos jarretes.
As muitas peculiaridades desse cachorro, assim como as colorações do seu pelo, são bem diversificadas. É bem concebível se encontrar cachorros com uma cor apenas, os que são denominados sólidos, entre a coloração preta, caramelo, fígado, e também combinados de cores, que são denominados de part colors.
Ocasionalmente carece de tosas na área de seu crânio, e tosas em torno dos pés e do rabo bimestralmente. É fundamental, inclusive, se puder realizar limpezas em suas orelhas no mínimo duas vezes por semana.

Vantagens de ter um Cocker Spaniel

Esta raça não causa estresse nos vizinhos, justamente por não ladrar com bastante frequência, e, além do mais, o Cocker consegue viver tanto em prédios quanto em enormes residências com muito espaço.
Com todos os familiares, ele é um cão muito alegre, sendo capaz de fazer aquele fim de semana totalmente desanimado, radiante para todo mundo, pois seguramente ele vai cativar a família com o seu estilo desengonçado e vai divertir-se bastante.
Há inúmeras maneiras de aproveitar o tempo com o seu cão, seja desfrutando em um parque, andando, passeando ou, então, efetuando pequenos exercícios físicos como flyball e agility.

Distúrbios usuais ao Cocker Spaniel Inglês

A única restrição que pode-se fazer aos Cockers é com relação ao seu cruzamento com as demais raças, este que foi realizado sem um padrão devidamente estudado. Devido o sucesso da animação “A Dama e o Vagabundo”, essa raça passou a ser admirada cada dia mais, o que levou muitas pessoas irresponsáveis a tentar produzir uma espécie no mesmo padrão mostrado no desenho animado. Quando o Cocker estava sendo expandido, aconteceu muitos casos de animais que sofreram graves transtornos de comportamentos.
Apesar se serem cães saudáveis, os Cockers possuem predisposição a apresentar problemas no ouvido, geralmente causados pela pouca ventilação nos canais auditivos e pelo ajuntamento de água. Caso vá banhar o seu Cocker, cubra os ouvidos dele com algum algodão para que a água não passe pelos canais dos ouvidos. Para não acumular cera e sujeira nas orelhas, é sugerido que de 2 em 2 dias as orelhas sejam limpas com produto apropriado para cachorros recomendado por veterinários.
Em decorrência da quantidade de pelos no meio dos dedos, a sujeira e umidade conseguem ficar acumuladas, causando frieiras. Limpe constantemente ou, então, corte os pelos com o objetivo de prevenir esse problema.

Cuidados da Raça Cocker Spaniel

Cachorros dessa espécie são bastante ativos e necessitam fazer exercícios a cada dia, ao menos duas ou três pequenas caminhadas por dia. Depois das saídas, é necessário observar suas orelhas a fim de garantir que não possuem qualquer tipo de espinho ou objeto preso nas franjas.
Por possuírem as orelhas caídas, é bastante habitual que os Cockers Spaniels desenvolvam dores de ouvido, além de obesidade e catarata, algo genético.
A tosa nos Cockers não necessita ser total! O que tem que ser feito é aparar bem a pelagem dorsal, de sua cabeça, na ponta das orelhas, cauda e a almofada de sua pata, entretanto precisam de ser mantidas as franjas das orelhas, barrigas e nas patas. Procure um um profissional no assunto, com o propósito de que ele não realize uma tosa mal executada e deixe o seu cão cortado, tal como se fosse um Poodle.
Você sabia que o banho em demasia pode ser prejudicial para o seu Cocker? Se você banhá-lo em demasia, tem probabilidade de ocasionar problemas em sua pele, como a dermatite, eczema, etc. Por isso a necessidade de se escová-lo diariamente, especialmente nas orelhas.

Os Filhotes do pet Cocker Spaniel

Quando filhote, o Cocker é expansivo e brincalhão como bem convém a um pequeno caçador. Talvez por seu aspecto de “pelúcia”, a compra por impulso da espécie, sem a avaliação real das condições de criar o espécime, seja mais forte do que para outras raças.
Por causa de seu excesso de energia, o Cocker não hesita em fazer todo tipo de atividade, como: brincar, correr, caminhar, morder. Ao longo dos dias, o crescimento e a educação, essencial a qualquer raça independente de seu porte físico, o cachorrinho tende a ficar mais calmo.
O Cocker obtém a qualidade de companheiro inseperável, geralmente, depois dos os sete meses.

Curiosidades a cerca do Cocker Spaniel

– O Cocker Inglês tem um porte mais vigoroso, menos pelagem, e não tem aquela coloração dourada, que podemos observar no Cocker tradicional. Em vez disto, ele ostenta uma pelagem sedosa, com pequenos detalhes em preto, fígado, vermelho, preto e castanho, fígado e castanho, ou qualquer uma destas colorações por sobre um fundo branco;
– O presidente John Kennedy teve um Cocker Spaniel Inglês chamado Shannon que morava com ele na Casa Branca;
– O cachorro Lupo, também um Cocker Spaniel Inglês, é membro da família real da Inglaterra, sendo criado por Príncipe Willian e Kate Middleton. Lupo é ancestral de Ella, uma cadela que pertencia aos pais de Kate Middleton. À primeira vista, o casal negou que Lupo pertencia a eles. Lupo apareceu em uma das primeiras fotografias oficiais do príncipe George, filho do casal;
– Nos EUA, este Cocker é conhecido como Cocker Americano;
– Se o cão caçava pássaros, então ele era denominado “Spaniel”. Eles eram geralmente diferenciados por tamanho e pela forma que trabalhavam.